AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

13/06/2019
AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

No dia 12 de junho, data que marca a luta mundial contra o trabalho infantil, a Câmara Municipal de Quixadá promoveu a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Social, uma Audiência Pública para discutir as políticas públicas de enfrentamento a exploração do trabalho infanto-juvenil, bem como a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social de Quixadá, Airton Buriti, técnicos da pasta e parceiros das ações de assistência social.

Na ocasião houve apresentações das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Rede Peteca, CREAS, Conselho Tutelar, Conselhos Sociais e outros parceiros.

O secretário Airton Buriti, defendeu o fortalecimento do estado enquanto protagonista de garantia de direitos. O gestor reforçou a necessidade da construção coletiva de uma rede de apoio às pessoas e as famílias que convivem em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade social, e destacou a consolidação dos programas de habitação popular como ponto fundamental dessa conquista social.

O vereador, Louro da Juatama, destacou a importância de conscientizar sobre o papel das famílias na educação dos filhos. “Quando a família quer transferir essa responsabilidade para a escola, é um problema”, pontuou.

Já a vereadora, Rosa Buriti, ressaltou que Quixadá é cidade referência na mobilização de instituições que atuam na luta contra o trabalho infantil. “É preciso olhar a criança enquanto criança e a partir daí pensar qual futuro a sociedade almeja pra ela daqui a quinze ou vinte anos”, disse.

Dentre os encaminhamentos, o presidente da Câmara, Denis Dutra, convidou os conselhos da assistência e da educação para junto com o legislativo aprimorar a Lei Orçamentária Anual com um orçamento para 2020 que retrate de fato, a realidade de Quixadá.

Rodapé

Câmara Municipal de Quixadá