Plano Diretor Participativo pauta debate sobre preservação do patrimônio ambiental e natural de Quixadá

20/09/2019

Com o pressuposto de que é impossível discutir o Plano Diretor Participativo de Quixadá sem antes fazer um amplo debate sobre o maior patrimônio da cidade, que é o monumento natural dos monólitos, a Prefeitura Municipal de Quixadá e a Câmara Municipal, por meio da Secretaria de Administração, promoveram na noite da quarta-feira, 18, no Auditório da Câmara Municipal, reunião com representantes de segmentos interessados no assunto.

Participaram do evento, representantes dos setores da cadeia produtiva do turismo regional, organizações não governamentais,  lideranças comunitárias, empresários, parlamentares, estudantes e instituições de grande relevância para o debate como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno,  parabenizou a Prefeitura e a Câmara por pautar o debate sobre o Plano Diretor, na qual avalia como uma das leis mais importantes do município, porque vai pensar, organizar e planejar a cidade pelos próximos dez anos. “O Monumento Natural é algo que só tem aqui, não há em outro canto no mundo e a outra jóia rara que é o Açude Cedro, que inclusive está se discutindo pra ser um patrimônio natural do mundo, da UNESCO”, ressaltou o secretário que apresentou o Plano de Manejo que a SEMA está concluindo sobre os Monólitos, que tem a finalidade de fomentar a área no lazer, turismo, esportes, entretenimento e geração de emprego.

O representante da superintendência do IPHAN no Estado do Ceará, Murilo Cunha, destacou que há algum tempo havia a expectativa do órgão quanto à atualização do Plano Diretor Participativo. “Temos a necessidade de fazer a revisão e adequar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente e dos bens patrimônio do Brasil”, ressaltou.

A reunião encerrou com encaminhamentos de propostas e deliberações da plenária. A agenda segue com vários outros encontros que você pode acompanhar acessando o site exclusivo do Plano Diretor Participativo. ( http://quixada.ce.gov.br/pdp/)