CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 149 ANOS DE QUIXADÁ

24/10/2019
CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 149 ANOS DE QUIXADÁ

Com o auditório Dolor de Góes lotado, a Câmara Municipal promoveu sessão solene em homenagem aos 149 anos de emancipação política do município de Quixadá. O evento ocorreu nesta manhã de quinta-feira, dia 24 de outubro. Contou as presenças de artistas e personalidades da cidade, entre elas: O memorialista e escritor João Eudes, a educadora e poetisa Angélica Nogueira, professor doutor Altemar Muniz, o secretário municipal de turismo Pedro Baquit, a secretária municipal de educação Lígia Leão, procuradora municipal Dra. Denise Bessa, o poeta e repentista Guilherme Calixto e a cantora Lívia Mara.

Em seu discurso inicial, o presidente vereador Denis Dutra destacou seu carinho por Quixadá e a importância de se evidenciar os homens e mulheres que ajudam e ajudaram a construir nosso município. Durante a abertura, foi exibido um breve vídeo histórico do autor do hino municipal, Edgardo Moraes, onde o mesmo relata o período em que escreveu a letra da canção, no instante em se comemorava o centenário da cidade. Após a exibição da fala de Moraes, a cantora Lívia Mara emocionou os presentes com uma delicada apresentação sua do Hino Municipal, que diz em sua letra; “Quixadá tu és minha vida, meu orgulho de ser brasileiro.

Na fala do memorialista João Eudes demonstrou-se o valor histórico do açude Cedro para a emancipação social de Quixadá. E ele disse que em suas pesquisas, o município se desenvolveu principalmente por sempre ter valorizado a educação e a cultura, já que, segundo ele, Quixadá já nasceu ofertando escola para sua população. Em sua palestra, o  professor Altemar Muniz destacou que a Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC conta hoje com um enorme acervo de pesquisas e dados sobre fatores sociais, históricos, políticos e econômicos de Quixadá. E que todo esse acervo está à disposição da sociedade.

O secretário Pedro Baquit parabenizou a Câmara pela organização do evento e disse que  Quixadá está se preparando para chegar aos 150 anos com grandes conquistas sociais para a população. Representando o prefeito Ilário Marques, a procuradora municipal Dra. Denise Bessa agradeceu o convite e disse que a gestão pública vem buscando diariamente atender as necessidades dos munícipes de forma ordeira. A secretária municipal de educação Lígia Leão apontou o desenvolvimento educacional de Quixadá, mostrando que hoje a cidade conta com todos os níveis educacionais, do básico até a pós-graduações.

O evento foi abrilhantado ainda com a participação da garota Carolina Medeiros, aluna do 5a ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilcar de Sousa Holanda, localizada na zona rural de Quixadá, na comunidade Cipó dos Anjos. Carolina conquistou o primeiro lugar do prêmio Peteca 2019, após escrever a melhor poesia do estado do Ceará na sua categoria. A poesia da aluna denuncia a exploração do trabalho infantil. Em sua apresentação, a garota foi acompanhada pela comitiva da sua escola, composta pela coordenadora Municipal do Peteca, Lindélia Araújo; a diretora da escola, Joelma Freire; a coordenadora pedagógica, Rita Nobre e também sua professora, Leiliane Nascimento. Em dezembro a estudante segue à Brasília, para receber a premiação nacional.

Como parte da programação, a escritora e empreendedora do Café Patriota, Anapuena Havena ressaltou seu desejo de estabelecer suas raízes em Quixadá e colaborar no desenvolvimento da cidade. Natural de Fortaleza, Havena disse ter a Terra dos Monólitos no coração. E acrescentou que seu empreendido na cidade é mais do que um espaço gastronômico, mas também um local de projeção e valorização da história e cultura brasileira e nordestina, sendo Quixadá o local ideal para enriquecer esse acervo.

A sessão solene contou ainda a escritora Angélica Nogueira que recitou poema sobre Quixadá. Tivemos também apresentação de repente com o poeta e violeiro Guilherme Calixto. Os convidados participantes foram agraciados com uma comenda ofertada pelos vereadores de Quixadá. Em sua fala de encerramento, o vereador Denis Dutra agradeceu a participação de todos e enalteceu que a Câmara Municipal de Quixadá estará sempre aberta para os artistas, poetas e toda população em geral. E terminou sua fala parabenizando os 149 anos do município.