VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE COMPRAS GOVERNAMENTAIS

27/10/2019
VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Na sexta-feira, dia 25 de outubro, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM promoveram o seminário CNM Qualifica, com o objetivo de qualificar membros dos poderes legislativo e executivo em relação aos aspectos gerais das rotinas de compras no âmbito da administração pública municipal. O evento ocorreu na capital do Estado.

O seminário possibilitou o esclarecimento e a orientação acerca do rito e das fases dos processos de aquisição nas esferas da gestão pública municipal. Os participantes tiveram também acesso a informações sobre o papel da fiscalização dos vereadores, remuneração dos agentes públicos, prevenção de irregularidades e a elaboração de balancetes, entre outros temas referentes à transparência dos dados públicos.

Estiveram presentes no seminário os vereadores Gutemberg Queiroz, José Maria e Neto do Custódio, juntos também com as vereadoras Jesyca Severo e Rosa Buriti. O seminário teve como palestrante o consultor Silmo Streit, profissional com larga experiência em órgãos públicos municipais. Streit abordou sobre as etapas do processo de compras e toda estrutura envolvendo essas práticas.

De acordo com dados da APRECE, desde maio a entidade já realizou outras tantas capacitações em parceria com a CNM que abordaram os seguintes temas: captação de recursos, controle interno, finanças municipais, gestão da saúde pública e gestão de servidores municipais. Todos os seminários são gratuitos para os municípios filiados à CNM.