OUTUBRO ROSA É TEMA DE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

01/11/2019
OUTUBRO ROSA É TEMA DE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

Proposta pelas vereadoras Jesyca Severo e Rosa Buriti, a Sessão em alusão ao Outubro Rosa contou com as participações da Secretária Municipal de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara; da Diretora Geral da Policlínica de Quixadá, Raquel Nogueira; da Coordenadora de Políticas para Mulheres, Fabiana Silva; da representante da Associação Mulheres Guerreiras de Quixadá, Rosália Ferreira. Participaram também a psicóloga Elemilda Nascimento; representante do Sindicato dos Servidores Públicos Sindsep, Neiva Esteves; Dra.Francimeire Amorim, médica auditora do SUS em Quixadá, Coordenadora de Políticas para Mulheres, Fabiana Silva e o Coordenador Estadual de Saúde, Welligton Xavier Ci.

O evento teve início com breve fala do presidente interino vereador Denis Dutra, que destacou a relevância do ato e transferiu o comando da mesa para a vereadora Jesyca Severo, formando uma bancada somente com mulheres, para discutir a importância da prevenção ao câncer de mama. Severo relatou sobre o histórico do Outubro Rosa, movimento popular que marca a luta contra o câncer, evidenciando a prevenção e detecção precoce como principal ferramenta de combate à doença. A vereadora Severo explicou que o movimento Outubro Rosa surgiu no continente norte-americano no final do século XX e desde então espalhou-se por todo o mundo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Como informou Raquel Nogueira, há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Para a vereadora Rosa Buriti, reunir mulheres, profissionais da saúde para debater o Outubro Rosa é um momento de alegria e reflexão, onde precisa-se cada vez mais defender as políticas públicas de saúdes, pois somente por meio delas poderemos proporcionar à maioria, os diagnósticos necessários demandados por todos. Em sua palestra, Dra. Francimeire Amorim informou sobre os tipos de prevenção que podem ajudar no combate ao câncer. Segunda Amorim, a prevenção primária visa impedir que a doença se desenvolva, isto acontece, segundo ela, com a adoção de um modo de vida saudável, evitando exposição a substâncias causadoras do câncer. Já a prevenção secundária busca detectar e tratar a doença.

Durante sua participação, a Secretária de Saúde Juliana Câmara informou sobre as ações realizadas pela gestão municipal durante o Outubro Rosa, com intensa mobilização da população, propondo prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero através de exames e ultrassom mamária, realizadas em parceria firmada entre a Prefeitura de Quixadá e uma clínica particular. Somente no período de Outubro, disse Juliana, foram realizadas cerca de 500 exames nas UBS e Policlínica do município, junto com ações de aeróbica, orientações educativas, prevenção genecológica e ofertas de testes de HIV e Sífilis. No evento houve inúmeros depoimentos de várias mulheres que lutam contra este mal que aflige grande parte da população feminina. Na oportunidade, diversas personalidades da cidade receberam diploma de honra pela dedicação em prol da luta contra o câncer de mama em nossa cidade.