CÂMARA VAI CONCEDER HONRARIAS A CHANCUDO E PEBINHA

07/11/2019
CÂMARA VAI CONCEDER HONRARIAS A CHANCUDO E PEBINHA

Artistas populares e folclóricos, Chancudo e Pebinha fazem parte do imaginário saudosista de Quixadá. Ambos marcaram a cultura popular da cidade com suas performances mambembes. O primeiro, explorando as artes marciais e apropriando-se da estética ocidental do Kung Fu. O segundo, promovendo shows de dança e apresentações artísticas de covers afamados da época.

Nascido José Orlando da Silva, pobre, Chancudo adotou essa alcunha para seguir sua carreira de instrutor autodidata de artes marciais, tendo como mestre somente a dureza da vida e, vez por outra, os filmes de Bruce Lee na televisão preto e branco. Chancudo sobreviveu como vendedor de rua, prestou serviços de segurança em festas da cidade e, a cada período junino, complementava a mirrada renda organizando e ensaiando Quadrilhas de São João nos mais diversos bairros e colégios de Quixadá.

No ano de 1998, Chancudo produziu e atuou como protagonista no filme amador do gênero de ação A Vingança de Chanca, tendo sido exibido com sucesso no extinto festival Quixadá Mostra Cinema. Feito de improviso, o filme está na íntegra no Youtube. Tendo como cenário a Terra dos Monólitos, o longa traz cenas de lutas em meio a prédios históricos da cidade, funcionando também como um registro de sua época. E por reconhecimento à sua contribuição para a cultura popular, Chancudo será homenageado com a Medalha Rachel de Queiroz.

E o hoje atencioso e dedicado churrasqueiro Pebinha, já foi conhecido como Palhaço Parafuso entre as crianças da cidade. Mas traz no RG o nome João Helder Tomé. Pebinha já era produtor cultural antes mesmo disto virar profissão reconhecida. Durante as décadas de 1980 e 1990, os finais de semana em Quixadá eram divertidos pelos saudosos Shows do Pebinha, com atrações musicais, apresentações de humor, cover de artistas famosos da época. Tais festas foram responsáveis por introduzir no mercado cultural, músicos e cantores que fizeram dessa prática profissão. Pebinha será homenageado com o Diploma Benfeitor Quixadaense José de Barros Ferreira.

De autoria do vereador Luiz do Hospital, as honrarias serão concedidas em datas ainda a serem definidas pela Câmara Municipal de Quixadá. O Vereador Luiz destacou que as homenagens são em reconhecimento do empenho e dos trabalhos produzidos por Chancudo e Pebinha, pois ambos foram protagonistas de momentos que marcaram a vida cultural popular do município.