DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É MOMENTO HISTÓRICO DE REFLETIR AS RAÍZES DO BRASIL

20/11/2019
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É MOMENTO HISTÓRICO DE REFLETIR AS RAÍZES DO BRASIL

Neste 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. E a história de nosso país é marcada pela batalha destes brasileiros que lutaram por dignidade e ajudaram a construir nossa nação. Como referência, podemos destacar a luta de dois negros nordestinos que dedicaram suas vidas a causa abolicionista.

O cearense Francisco Nascimento, de alcunha Dragão do Mar, era um jangadeiro que, durante o século XIX, montou um grupo abolicionista que propagava as ideias de libertação ao longo do litoral do Ceará. Suas ações impediam o embarque de escravos em navegações nos verdes mares alencarinos.

Considerado o Poeta dos Escravos, o baiano Castro Alves denunciou os mal tratos e desumanidades da escravidão em seus romances e poesias, dando um sentido revolucionário ao seu trabalho de escritor. E ambos contribuíram para tirar a mácula da escravidão em nosso país.

Essa data em alusão à consciência negra é escolhida por ser atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, guerreiro que lutou pela libertação de seu povo.