CÂMARA SEDIA POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

10/12/2019
CÂMARA SEDIA POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Com as presenças do Prefeito de Quixadá, Ilário Marques; Secretária de Saúde, Juliana Câmara; Coordenador Regional de Saúde, Welington Xavir e os vereadores José Maria e Rosa Buriti, tomou posso na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, o novo Conselho Municipal de Saúde de Quixadá.

A cerimônia aconteceu no auditório Francisco Dolor de Góes e reuniu representantes da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e diversos profissionais de saúde que prestigiaram o evento, evidenciado a importância do controle social do SUS e a efetivação das políticas públicas de saúde. Durante a solenidade, a vereadora Rosa Buriti destacou o papel do Conselho Municipal de Saúde em fiscalizar e cobrar da gestão a boa aplicação dos recursos para bem da população; “é importante a representação popular dos conselhos, é uma forma de democratizar o serviço público, realizar debates e efetivar projetos”.

De acordo com a secretária Juliana Câmara; “o Conselho é a representação do controle social no SUS, colaborando na construção de políticas públicas em saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços que são oferecidos à população de Quixadá”. Segundo ela, “trata-se de um órgão colegiado, instituído em lei, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS”.

Entre as atividades do Conselho é previsto realização de reuniões mensais onde os membros devem estar alinhados e articulados no sentido de enfrentar os problemas locais, priorizando, desta forma, o processo de planejamento participativo, já que tal entidade demanda uma resposta imediata do sistema de saúde para a população. Os novos membros do Conselho ficarão no cargo até 2021.