Coronavírus: o que você precisa saber para prevenir o contágio

16/03/2020
Coronavírus: o que você precisa saber para prevenir o contágio

Os municípios cearenses começam a aplicar ações mais contundentes para conter a disseminação do coronavírus. Em Quixadá, na semana passada, o gestor municipal reuniu todo seu secretariado para traçar um plano de ação e prevenção exclusivo para a cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já fora disponibilizado um contato telefônico para atender a população quixadaense em casos de dúvidas sobre a epidemia, sem precisar se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde, através do número: (88) 9.9208.5769, das 7h às 21h. Vale destacar que a cidade de Quixadá não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus confirmado. Uma primeira suspeita já fora descartada pela Secretaria de Saúde. Um segundo suspeito segue em isolamento domiciliar, aguardando resultado do exame.

Neste instante, o Hospital Eudásio Barroso e a Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá estão aptos a receber pacientes com sintomas confirmados, com seus funcionários já devidamente orientados para agirem de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Casos mais greves serão encaminhados para o Hospital Regional Estadual.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), dos 87 casos suspeitos no estado, até o momento apenas 3 deram positivo. São pacientes que estiveram em recente viagem ao exterior. Os três são de Fortaleza. O quadro clínico deles não é grave, mas ambos seguem em observação.

Prevenção:

A Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá recomenda que, neste momento, o melhor remédio é a prevenção:

• Lavar as mãos corretamente.
  • Higienizar aparelhos telefônicos.
  • Usar álcool gel sempre que possível.
  • Proteger boca e nariz durante tosses e espirros.

Grupos de risco:

• Para pessoas com mais de 70 anos, o Coronavírus é ainda mais perigoso. A taxa de letalidade do vírus é considerada baixa, entre 2% e 3%, mas o número sobe para 8% por quem tem 70 a 79 anos e chega a 15% em maiores de 80 anos. Além das recomendações clássicas é preferível que esse grupo social evite contato com crianças.