Recuperação de estradas vicinais é debatido na Câmara.

08/07/2020
Recuperação de estradas vicinais é debatido na Câmara.

Na sessão por videoconferência ocorrida nesta quarta-feira, dia 8 de julho, o plenário da Casa debateu  as ações voltadas para a recuperação da malha rural das comunidades e distritos de Quixadá. Participou da discussão, o secretário municipal de agricultura Audênio Moraes que, detalhadamente, apresentou o projeto Caminhos dos Sertões, iniciativa do executivo que visa atuar na revitalização das estradas que ligam a zona rural à sede do município.

A participação do secretário é oriunda de convite feito pelos vereadores Denis Dutra e José Evaristo, após aprovação de requerimento na sessão anterior. Segundo o vereador Evaristo; “é fundamental para a cidade e para a população como um todo, cobrar a melhoria dessas estradas onde passam ônibus escolares, carros de horário, moto e todo tipo de transporte que a todo instante precisa se deslocar dos distritos para o centro da cidade”.

Inicialmente, o secretário Audênio Moraes agradeceu o convite dos vereadores e iniciou sua fala dizendo que; “o projeto Caminhos dos Sertões já está em fase de aplicação, tendo primeiramente focado nas estradas danificadas pela intensa quadra chuvosa que, neste ano, ficou acima da média esperada, graças à Deus”, pontuou o secretário. Audênio disse a infraestrutura do projeto envolve como maquinário; motoniveladoras (patrol), retroescavadeira, caçambas e caminho tanque. E de acordo com o secretário; “ainda é aguardo a inclusão de mais uma ou duas máquinas”.

Ao ser questionado pelo vereador Guto sobre as etapas de realização do projeto; o secretário explicou que; “a ação não é apenas recuperação de estradas, mas envolve também a desobstrução de instalação de bueiros, sinalização das localidades com placas, nivelamento e alargamento das laterais para escoamento de água e aterramento”. De acordo com o secretário; “a prioridade tem sido atender inicialmente as estradas onde trafega o transporte escolar, pois são as principais”, disse ele.

Durante o debate, o vereador Louro da Juatama perguntou ao convidado sobre a previsão de conclusão do projeto. O secretário demonstrou que o cronograma de trabalho dividiu o município em cinco áreas principais de atuação, sendas elas: área 1: envolvendo as estradas da Califórnia, Juá e São Bernardo; área 2: São João dos Queiroz; área 3: Cipó dos Anjos e Várzea da Onça; área 4: Juatama e Tapuiará e área 5: Custódio, Riacho Verde e Dom Maurício. Conforme o secretário; “todas as áreas serão atendidas no prazo de 3 a 4 meses.

Para o vereador Denis Dutra, a trafegabilidade das estradas vicinais é o ponto crucial para o avanço da comercialização da agricultura familiar em Quixadá. E em relação ao tema, perguntou ao secretário se essa questão é levada em conta no programa de trabalho do projeto Caminhos dos Sertões. Audênio respondeu que; “desde o início temos arregimentado para tocar a obra a todo vapor justamente para atender nosso produtor rural, pequenos produtores leitores e criadores da região, que usam as estradas para viabilizar a venda de seus produtos, enfatizou o secretário.

Respondendo ao questionamento do vereador Luiz do Hospital sobre a necessidade de as estradas recuperadas passarem por revisões, o secretário Audênio disse que o projeto não é pontual, mas sim, segundo ele; “uma ação contínua, sistemática e efetiva, pois as obras de manutenção de vias não pavimentadas são permanentes”. De acordo com o gestor; “todo o maquinário está à serviço de todas as comunidades e distritos de Quixadá”.

Em sua fala de encerramento, Audênio disse que constantemente enviará para a Câmara,   os cronogramas de trabalhos realizados para apreciação dos vereadores e, principalmente, da população quixadaense. Conforme o secretário; “nosso objetivo é ouvir as comunidades, com o desejo que nos apontem onde os trabalhos de recuperação podem ser melhorados, onde estão os trajetos mais críticos; para que possamos nos dedicar a resolver esses problemas em conjunto”, destacou ele.