Câmara realiza primeira sessão presencial após adoção dos trabalhos virtuais

05/08/2020
Câmara realiza primeira sessão presencial após adoção dos trabalhos virtuais

A Câmara de Quixadá retomou nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, as sessões presenciais. Para evitar aglomerações e seguindo as orientações dos organismos de saúde pública, a direção da entidade decidiu-se que a presença em plenário estará reduzida aos vereadores e servidores da instituição, essenciais para o bom desenvolvimento dos trabalhos parlamentares.

Mantendo sua tradição de transparência para com a população quixadaense, o público externo continuará acompanhando as sessões pela transmissão simultânea, tanto pelo facebook da entidade, quanto por seu site oficial, através da TV Câmara. Com retorno das discussões presenciais, os vereadores terão a opção de continuarem participando do cotiano legislativo através das videoconferência.

Inicialmente, o presidente interino vereador Denis Dutra abriu os trabalhos presenciais fazendo um breve balanço do período em que a Câmara de Quixadá esteve realizando os trabalhos de forma remota. Vereador Denis destacou em sua fala a atuação dos servidores da Casa, do Procon Câmara, que, segundo ele, desde o início da pandemia não interrompeu seus trabalhos e ressaltou do órgão. Dirigindo-se aos colegas de legislativo, vereador Denis disse que; “nosso debate vai continuar pleno, cordial e democrático, pois essa é a Casa do Povo e cada projeto que aqui chega, cada proposta e requerimento que aqui é discutido sempre terá a transparência necessária que o parlamento exige”. O vereador ainda aproveitou a ocasião para ressaltar os trabalhos dos servidores públicos municipais no combate ao coronavírus em Quixadá.

Estiveram presentes também, fisicamente, na sessão os vereadores Luiz do Hospital, César Augusto, Raimundo Damasceno, Cabo Marlin, José Maria, José Evaristo, Marcelo Ventura, Darlan Cunha, Iranildo Bacurim e as vereadoras Rosa Buriti e Jesyca Severo. Por videoconferência, participaram e se prenunciaram, os vereadores Carlos Eduardo Dudu e o legislador Gutemberg Queiroz. Em suas falas, todos demonstraram satisfação pelo retorna as atividades presenciais.

Em pauta, debateu-se requerimentos sobre participação da diretora da Policlínica de Quixadá, senhora Raquel Saraiva; em sessão ordinária a ser agendada futuramente, solicitação de revitalização do Memorial Alberto Porfírio e da estrada do Cedro Velho, registros de nota de pesar, troca de lâmpadas dos postes na sede do Tapuiará.

De autoria do Poder Executivo, entraram em discussão os projetos de alteração de nomenclatura do cargo de fiscal de obras, meio ambiente, serviços públicos, inspetor sanitário para titulação de Fiscal de Atividades Urbanas, Sanitárias e Ambientais. Assim como também o projeto de redimensionamento da Banda de Música Municipal, ambos serão deliberados e vão entrar em votação final.

De autoria do parlamento, o projeto decreto legislativo criado pelo vereador Cézar Augusto também entrou em discussão e será deliberado na próxima sessão. Trata-se do concedimento do Diploma Benfeitor Quixadaense ao Dr.Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro. Todos os projetos citados vão ser avaliados e votados em plenário.