Dia da Consciência Negra: Resistência e História

20/11/2020
Dia da Consciência Negra: Resistência e História 20/11/2020

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.

A data em celebração ao Dia da Consciência Negra surgiu durante o governo Lula (2003-2010), mediante a implantação da Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar a ser trabalhando no ensino médio e fundamental. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas comemorariam a consciência negra. Hoje, a data é celebrada em todo o país e virou referencial de memória e resistência.

Fonte:

Diário do Nordeste. (Dezembro de 2008)

Museu Nacional (museunacional.ufrj.br)