Câmara de Quixadá inicia campanha do Outubro Rosa com ênfase na prevenção

07/10/2022
Câmara de Quixadá inicia campanha do Outubro Rosa com ênfase na prevenção

A Câmara Municipal de Quixadá, sobre a orientação do presidente Louro da Juatama, iniciou a Campanha Outubro Rosa com a intenção de alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama e de Colo de Útero. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, em 2017 foram registrados mais de 57 mil novos casos da doença no país.

É pela expressividade dos números que surgiu, na década de 90, nos EUA, um movimento conhecido como “Outubro Rosa”, com o objetivo de estimular a participação da sociedade no combate ao câncer de mama e trabalhar a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Atualmente, a data é celebrada anualmente em muitos países, que se mobilizam em iniciativas que alertam sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da luta contra o câncer de mama e, mais recentemente, os outros canceres femininos, como de colo de útero e vaginal.

A Câmara Municipal entra nessa campanha através de suas redes sociais e canais de comunicação, procurando alertar e esclarecer que a prevenção é o meio mais eficaz de se proteger dessas enfermidades. “Precisamos unir forças para conscientizar toda a população que a forma mais efetiva de combater o câncer é através da prevenção” destacou o presidente Louro da Juatama.