Dia municipal da Fibromialgia é instituído

06/02/2020
Dia municipal da Fibromialgia é instituído

De autoria dos vereadores Luiz do Hospital, Evaristo, Louro da Juatama, Cabo Marlin, Damasceno e Marcelo Costa, o Dia Municipal da Fibromialgia determina, no calendário de oficial Quixadá, o dia 12 de maio em homenagem aos portadores de fibromialgia. E nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, o projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Quixadá.

Para a data em questão, o projeto prevê a promoção de palestras, debates e seminários acerca da doença. E fica determinado que entidades públicas e empresas privadas sejam obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial as pessoas com Fibromialgia. Segundo o vereador Luiz do Hospital; “tal iniciativa em benefício dos portadores desta síndrome é algo inédito no estado”.

A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge na sua maioria mulheres, mas também pode ocorrer em homens, crianças e idosos. Em seu relato, o vereador Cézar Augusto ressaltou a importância do projeto e disse que sua esposa é vítima de tal doença.