São José, padroeiro do Ceará, tem seu dia celebrado em Quixadá

19/03/2020
São José, padroeiro do Ceará, tem seu dia celebrado em Quixadá

Neste 19 de março é comemorado o Dia de São José, data de esperança para o homem do campo, celebrada por católicos em todo o Brasil. São José é considerado o padroeiro do Ceará. Essa data fora oficializada desde 2003. Cidades como Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá e Sobral também comemoram o feriado. Em outros locais, apesar de não haver amparo pela lei, é feriado pela tradição municipal.

A escolha para São José como padroeiro do Ceará se deu por ele ser padroeiro da primeira capital do Estado: Aquiraz. As primeiras embarcações que chegaram na época colonial traziam a imagem dele.

A partir disso o Santo ficou conhecido como padroeiro da cidade, e em seguida, do Estado. Além disso, também deu nome à primeira vila no território cearense, em arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

De acordo com a religião cristã, São José é carpinteiro, pai de Jesus Cristo e marido de Maria. Devido ao trabalho como carpinteiro, é considerado padroeiro dos trabalhadores. Além disso, por ser o patriarca da Família Sagrada, é também padroeiro das famílias. São José, para além de padroeiro dos trabalhadores e da família, é protetor das viúvas e das vocações. Embora alguns acreditem que o santo traga chuva, para a Igreja não há uma relação direta sobre isso. A crença é alimentada por o feriado coincidir com a estação chuvosa no Ceará.

Em Quixadá, várias comunidades celebram o Dia de São José. São elas:

Paróquia de São Francisco – bairro Alto São Francisco

Distrito Custódio.

São Bernardo.

Poço da Pedra.

Alto Alegre.

Fonte de Pesquisa: Diocese de Quixadá.