19 de abril – Dia de Celebrar a Herança Indígena Brasileira

19/04/2020
19 de abril – Dia de Celebrar a Herança Indígena Brasileira

Nos relatos históricos sobre a formação de nossa cidade contidos no livro Retalhos da História de Quixadá, de autoria do pesquisador João Eudes Costa, são apontados inúmeros relatos da presença indianista em nossa formação como civilização, dentro do espectro nordestino, pois originalmente a região foi habitada pelos índios Kanindé e Jenipapo, pertences ao grupo dos Tapuias.

A própria origem do nome do município é oriundo da tradição indígena, pois a palavra descende de quixada, que significa quintal de rocha no vocabulário tupi-guarani, designação de nosso cenário geográfico, que contém montanhas, pedras e serrotes seculares de rochas significativas e singulares e que, hoje, são símbolos representativos da Terra dos Monólitos.

E em respeito a nossa formação e memória, celebramos também o Dia do Índio, numa tentativa de preservar a herança cultural dos primeiros habitantes do Brasil. Basicamente, o Dia do Índio é 19 de abril devido ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Esse congresso ocorreu exatamente no dia 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México. O objetivo do evento era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

Primeiro de tudo, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943. Do mesmo modo, a organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) pelo mesmo motivo, ou seja, a conscientização, de acordo com dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).