Usina de Biodiesel foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara de Quixadá

A Usina de Biodiesel de Quixadá completou no dia 20 de agosto de 2013 cinco anos de operação na Terra dos Monólitos. Em meio a esse período muitos foram os elogios e também as críticas, alguns políticos chegaram a afirmar que a unidade se tratava de um elefante branco no meio do sertão.

Porém conforme dados apresentados pelo gerente geral da usina, Sr. Marcos Saldanha, em Audiência Pública na manhã de quinta-feira, 26/09, na Câmara Municipal de Quixadá, a Petrobras Biocombustível (PBIO) reafirma o compromisso da Empresa Petrobras com a sustentabilidade ambiental, sendo responsável pela produção de biodiesel e etanol.  A PBIO  tem como visão estar sempre entre as cinco maiores  empresas mundiais de biodiesel. Para isso se empenha na missão de produzir biocombustível de forma segura e rentável com estruturação de cadeias produtivas agrícolas de suprimento, com sustentabilidade social e ambiental no Brasil e também no exterior. O foco é a contribuição para redução das emissões de gazes do efeito estufa e promoção do desenvolvimento nos países onde atua.

No total, três Usinas com capital 100% da Petrobras estão em pleno funcionamento nas cidades de Candeias (BH), Montes Claros (MG), Quixadá (CE) e mantém parcerias com outras duas localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Somente em Quixadá onde a  capacidade de produção é de 108.600.000 (Cento e oito milhões e seiscentos mil litros por ano), onde diariamente são produzidos em média 250 m3 de biodiesel, o que movimenta cerca de 10 carretas por dia somente com o carregamento do B100 (biodiesel puro), fora as que transportam matéria prima, insumos e outros. Para dar conta de todo esse trabalho 162 profissionais entre efetivos e terceirizados trabalham em regime de turnos na Usina, sendo a grande maioria do próprio município.  “Eu costumo dizer que a Petrobras forma cidadãos, a gente percebe no semblante das pessoas o amor que eles têm pelo trabalho que desenvolvem lá, e isso é muito marcante para nós gestores”, afirmou Marcos Saldanha.

Desde o final de 2011 a Petrobras se tornou a maior vendedora de biodiesel do país, e em 2012 manteve essa posição, chegando a bater no trimestre os recordes diários e mensais de produção.

O vereador Higo Carlos fez sua avaliação sobre a Audiência e disse que “hoje ficou claro que a Petrobras é uma empresa que não trabalha apenas com investimentos para fora, pois valoriza também a nossa cultura através dos fóruns, oficinas e festivais. O que ouvimos é completamente diferente do que a oposição fala que a usina vem tendo prejuízos e investimentos diminuídos”, relatou Higo Carlos ao sugerir que a Prefeitura de Quixadá busque ser parceira da Petrobras.

A Audiência Pública requerida pelos vereadores Audênio Moraes e Augusto Cesar (Duda), atualmente secretário de agricultura de Quixadá, contou ainda com as presenças de 14 vereadores (as);  gerente de Suprimento Agrícola da PBIO, Sr. Paulo Roberto;  orientador da Célula de Bioenergia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Sr. Roberto Virginho; consultor da SDA, Sr. Marcos Vinícius; representante da COCEPAT, Sr. Paulo Pinto e do  presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central e funcionário da Petrobras, jornalista Wanderley Barbosa.