Turismo Religioso: Metade da população em Quixadá não conhece Santuário

Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso em Quixadá, vereadores e representantes de instituições públicas, privadas e da diocese foram ao plenário da Câmara Municipal na manhã de quarta-feira, 12/06, e participaram da Audiência Pública voltada para a temática. A atividade foi requerida pelo vereador Higo Carlos e presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Eduardo Lima (Dudu).

Entende-se que para fortalecer o turismo religioso em Quixadá é preciso inicialmente cuidar do principal ponto de visitação de turistas e romeiros, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, que fica localizado na Serra do Urucu e é considerado por muitos como um cantinho do céu em meio à aridez do sertão. Porém mesmo com toda a beleza e a receptividade dos administradores, o santuário enfrenta problemas como a falta de abastecimento de água, estrada de acesso em condições desfavoráveis e estacionamento inadequado. Situações que precisam de resolutividade imediata. Para isso ficou estabelecido entre os presentes na audiência a criação de uma comissão com representações da Câmara, Prefeitura, Diocese e órgãos ligados ao turismo, onde atuará na busca pelas parcerias necessárias junto às entidades competentes.

O bispo de Quixadá, Ângelo Pignoli, interpretou o empenho dos padres e do bispo emérito, Dom Adélio, para dar as melhores condições de crescimento à cidade e anunciou que estava preocupado em manter os serviços do santuário da melhor forma possível. Sobre a problemática no abastecimento de água disse ter ido pessoalmente junto com Dom Adélio no Gabinete do governador, que segundo Dom Ângelo em um primeiro momento prometeu resolver, mas depois expôs dificuldades devido a um orçamento que seria em torno de um milhão de reais.

Já o Padre Davi, reitor do Santuário, apresentou os passos desde o início da construção e lembrou que a recuperação da estrada de acesso foi outro projeto enviado para o governador, na qual aguardam respostas. O transporte coletivo de passageiros, e a falta de estrutura no primeiro estacionamento foram outros desafios apontados pelo padre.

O vereador Higo Carlos, enalteceu o grande potencial turístico do município e ressaltou a importância de participar dos debates e fortalecendo a boa política. “Quisera nós que tivéssemos no mês de fevereiro, alusivo ao feriado de nossa Senhora Rainha do Sertão, no dia 11 de fevereiro, fosse em grande festa, onde os romeiros e turistas passassem três, quatro dias aqui, ocupando os hotéis, conhecendo os pontos turísticos do município. Estamos no tempo certo para trabalhar um grande evento em 2014, mas para isso a gente precisa dar o pontapé inicial, nos unindo para discutir as boas políticas”, concluiu Higo.

O coordenador de extensão do campus do IFCE de Quixadá, professor Eduardo Lúcio, se dispões a colaborar com a administração do Santuário no sentido de articular parcerias junto aos professores do curso de turismo do Instituto Federal para concorrer os editais e capitar recursos na esfera federal.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lurdes Texeira, falou que sua pasta tem interesse em participar e ajudar o turismo como todo, em benefício da cidade. “Quando eu recebi esse convite, eu deixei claro que tínhamos que participar, pois faz parte da nossa obrigação, contem com o nosso apoio”, disse Lurdes.

A audiência que também foi transmitida pela Rádio Cultura AM, contou ainda com as presenças dos vereadores Ivan Benicio, Evaristo Oliveira e Luiz do Hospital; representante da Secretaria Municipal de Educação, professor Osmundo Costa, que sugeriu um calendário de visitação dos alunos da rede pública municipal ao santuário; representante da Fundação Cultural, funcionário Bruno; empresários Flavio e Joselina Martins representantes da rede hoteleira.