A Câmara Municipal de Quixadá realizou na manhã de 24 de Junho uma Audiência Pública, para discutir a atual situação previdenciária em razão da demanda de ações negadas e canceladas no município, a autoria do requerimento que solicitou a discussão do importante tema foi do vereador, Laercio Oliveira Lima (PPS).
O debate contou com as participações de convidados, como do Dr. Ricardo Arruda: Juiz Federal em Quixadá; Dr. Evanildo Guimarães: Dir. da Vara Federal; Dr. Júlio Cesar Araújo Sousa: Ger. Executivo do INSS-Ce; Drª Guisa Belfort: Prof.ª. De Direito Previdenciário; Hila Machado: Ger. da unidade do INSS em Quixadá, Dr. Sergio Onofre: Adv. da federação das associações de Quixadá, Banabuiú e Ibicuitinga, Ana Cavalcante: Pres. Do STTR Banabuiú e da população local, que relatou situações diversas de cancelamentos de benefícios.
Dr. Ricardo Machado,em sua participação falou da percepção referente à carência na realização de pericia, em face de falta de profissionais no setor na unidade do INSS em Quixadá, um dos fatores de cancelamentos de ações previdenciários, dentre outras exigências de concessões de benefícios.
Já o Dr. Evanildo Guimarães, fez uma ampla explanação sobre a competência de seu setor, tangente a concessões de benefícios ele finalizou parabenizando o legislativo quixadaense, pela realização do debate, colocando-se a disposição para um novo convite.
O gerente executivo do INSS, Dr. Júlio Cesar, falou da importância da previdência social para os brasileiros, informando aos presentes que o Estado do Ceará, conta com, um milhão e quatrocentas mil beneficiários, declarando ainda que, de cada (5) cinco cearenses, um (1) recebe benefício social, e que o INSS, não corta benefícios, e sim reconhece direitos.
A gerente do INSS em Quixadá, Hila Machado, confirmou a carência do profissional médico perito, considerando a questão do quantitativo de servidor na unidade da previdência em Quixadá, ressaltando a demanda de solicitações de benefícios junto à instituição local, falou também da necessidade urgente da realização de concurso público para o preenchimento da referida carência.