Professor Messias participa de Sessão da Câmara e fala da importância da instituição para o Sertão Central

Discutir Quixadá como cidade universitária, e a importância da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) no desenvolvimento do Sertão Central do Estado do Ceará. Assim foi a participação do diretor geral da Faculdade Católica, professor Manoel Messias que atendendo a requerimento do vereador Kleber Junior, explanou sobre os avanços da Faculdade e os desafios para transformá-la em Centro Universitário. A sessão ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4 na Câmara Municipal de Quixadá.

Em um resgate histórico o professor Messias afirmou que a Faculdade Católica não se restringe a ser um patrimônio isolado, pois beneficia toda a população do município. Segundo informou, Quixadá é considerado como 4ª Pólo de Ensino Superior e compete em pé de igualdade aos demais centros localizados na capital, na região do cariri, região norte, e Quixadá no Sertão Central.

Para Messias, Quixadá tem tido um bom desenvolvimento como eixo principal do processo para a consolidação da cidade universitária. Ele lembrou que participou há 30 anos atrás da luta para implantação da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em seguida fez parte juntamente com Dom Adélio e José Nilson da fundação da Faculdade Católica. O professor destacou a relevância da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a CISNE que está nascendo.

Professor Messias explicou que recebeu a faculdade com 1.866 alunos e atualmente esse número deu um salto gigantesco, tendo em torno de três mil alunos, sendo que 57% desses alunos são de Quixadá, Quixeramobim, Morada Nova e Senador Pompeu, e os demais são de aproximadamente 100 municípios do Ceará.

Todos os esforços são para transformar atender as demanda da transformação da Faculdade em Cetro Universitário, o que é relevante, pois possibilitará maior autonomia. O diretor disse que desde 2009 a Faculdade Católica trabalha nesse sentido e caminha para atender todos os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como cursos nas áreas da saúde, humanas, estudos sociais aplicada e engenharia. “Faculdade Católica é uma grande paixão da minha vida”, disse Messias ao finalizar sua participação.