Topo
Câmara Municipal de Quixadá-CE - Poder Legislativo

O QUE VOCÊ PROCURA?

Posts

Participação efetiva na audiência sobre a situação hídrica do sertão central



A Câmara Municipal de Quixadá realizou nesta quinta 18 audiência pública, sobre a atual situação hídrica do município de Quixadá, a discursão do tema foi solicitada através do requerimento de nº 07\02\2015, proposto pelo vereador Audenio Moraes tendo como convidado especial representantes da SDA, SRH, COGERH, DNOCS.

Na abertura das discussões, o autor do requerimento, vereador Audênio Moraes, disse que a atual situação de abastecimento de água de Quixadá é preocupante, alertando o governo do Estado do Ceará, para adoções de medidas emergenciais e preventivas em combate a um possível colapso de água no município, o parlamentar informou aos participantes os atuais números hídricos dos reservatórios da região do Sertão Central, os quais são: Açude Banabuiú: 1,21%; Açude Cedro (Quixadá): 1,77%; Açude Fogareiro: 0,23%; Açude Pedras Brancas: 15,31%; Açude Pirabibú: 0,26%; Açude Patú (Senador Pompeu): 11,56%; Açude Pompeu Sobrinho (Choró): 7,41%; Barragem de Quixeramobim: 10,61%.

Na participação popular, o morador ribeirinho do Açude Cedro de Quixadá Sr. Augusto Lucio defensor árduo desta bacia hídrica, lamentou a ausência dos representantes estaduais e federais no debate de grande relevância para Quixadá e a região do Sertão Central cearense. Já o gerente executivo da Cagece, Dr. Sergio Pontes, falou da construção de uma nova estação de tratamento de água em Quixadá, de maior capacidade e dos números qualitativos de atendimento realizados no municipio.

O representante da COGERH, Dr. Luís Cesar Pimentel, gerente da Bacia do Banabuiú, fez uma apresentação de dados hídricos através de slides, falando dos déficits hídricos nos reservatórios da região a onde existe atualmente sete açudes com um “volume morto”, Luiz Cesar, finalizou sua participação, apresentando também através de gráficos as atuais capacidades hídricas nos açudes do Sertão Central do Estado do Ceará.

Final de página