Inscrições para programa de bolsas em universidades serão abertas nesta quinta-feira (17)

As inscrições para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni), que terá uma única etapa, realizada exclusivamente pela internet, serão abertas nesta quinta-feira (17).

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de ter tirado nota diferente de zero na redação. No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de inscrição e senha usados no Enem de 2012 e o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O programa terá duas chamadas sucessivas – a primeira no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. A divulgação dos resultados estará disponível também pela internet.

Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Oferta de vagas

Neste primeiro semestre do ano, o Prouni irá oferecer 144.639 vagas no total, sendo que 99.223 serão bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade).

Ao anunciar, na segunda-feira (14), que os estudantes já podem conferir quais instituições oferecem bolsas e os cursos disponíveis, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o programa como uma forma de o estudante de baixa renda ter acesso à educação superior, já que o setor privado é responsável por 73% das vagas.

“É enorme o interesse de entrar em uma universidade e fazer um curso superior, e o Prouni é uma nova possibilidade. Com o programa, os estudantes de baixa renda podem estudar de graça em uma universidade particular”, afirma Mercadante.

Acesse aqui a página da primeira edição do Prouni 2013 para consultar as vagas e instituições participantes. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade.