Higo Carlos leva debate sobre juventude para Câmara Municipal

Jovens representantes de várias instituições marcaram presença no plenário da Câmara Municipal de Quixadá na manhã da quarta-feira, 22, e participaram da Audiência Pública onde discutiu a promoção de políticas públicas para a Juventude no município. A redução da maior idade penal, cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a criação do Conselho Municipal da Juventude, estiveram no centro do debate.

Presidida pelo vereador autor do requerimento, Higo Carlos, a atividade durou cerca de três horas e meia, e mesmo assim o tempo ainda não foi suficiente para contemplar a participação de todos os presentes, devido a grande quantidade de jovens presentes. Ao fazer as saudações iniciais Higo Carlos disse que era de grande satisfação poder tratar sobre a temática. “Nosso intuito é ampliar as parcerias e avançar na discussão para garantir as políticas públicas para a nossa juventude”, ressaltou.

O secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, professor João Luiz, fez um breve histórico de sua trajetória profissional e apresentou um slide com as ações já desempenhas pela pasta, com destaque para atividades esportivas. Em seguida a coordenadora da Juventude no município de Quixadá, Camila França, também contribuiu, apresentando ações já realizadas para a juventude, com foco para a semana GLBT, realizada pela coordenadoria, que também prometeu que irá disponibilizar cursos de capacitações para os jovens na área de meio ambiente, curso de capacitação para os grêmios estudantis, conferência municipal da juventude e outros.

Já o representante do Governo do Estado do Ceará, coordenador especial de políticas de juventude, Ismênio Bezerra, lembrou que na terça-feira, 21, ocorreu a posse do Conselho Estadual de Juventude, e fez uma retrospectiva dos investimentos do Governo do Estado do Ceará. “Em 2007 quando o governador Cid assume, embaixo de muitas críticas, ele desassociou a política de juventude da política de esporte, e a estratégia do Governo se diferenciava a partir daquele momento, e dentre as várias opções, a nossa foi a de criar uma política de transição e emancipação econômica da juventude, que não é fácil”, disse Ismênio.

Ao falar que a juventude brasileira compreendeu etapas e que o jovem de 15 a 17 anos está sobre a proteção social assistida do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o coordenador fez três perguntas aos presentes, que nortearam o debate: Quem é a favor do toque de recolher? Quem é a favor da pena de morte? Quem é a favor da redução da maior idade penal? Foram as indagações feitas.
Na fala do representante do Instituto de Juventude Contemporânea, Italo Beethoven, ele despertou para outra grande necessidade, a criação do Conselho Municipal da Juventude.

O presidente do Instituto Inovar no Estado do Ceará, Pedro Matos, apresentou a metodologia da instituição na formação cidadã e disse que a educação deve ser prioridade desde a base, que é na creche ao ensino superior. A assessora do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Raquel Dias, também reformou a ideia da criação do Conselho Municipal da Juventude. Os vereadores Kelton Dantas e Laércio Oliveira, presentes em todo o evento, apoiaram a iniciativa.

O presidente da casa vereador Pedro Baquit que estava com uma agenda marcada para capital, fez questão de participar e falar da importância do momento e das ações que contemplem a juventude de uma forma geral, disse está a disposição para debater e colaborar com esse movimento que é sem dúvidas essencial para o bem estar da nossa juventude. o vereador teve que se ausentar para tratar da reforma da câmara, um outro projeto importante para o município.

Aberto para plenária os jovens se manifestaram e demonstraram opiniões diversas sobre principalmente a redução da maior idade penal, e também tiveram seus questionamentos respondidos pelas autoridades presentes.

Convidados para a mesa de debates:

Ismênio Bezerra, coordenador especial de políticas de juventude; João Luiz, secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude; vereadores Higo Carlos, Kelton Dantas, Laércio Oliveira e Dudu; Camila França, coordenadora de juventude de Quixadá; Pedro Gomes de Matos, presidente do Instituto Inovar; Raquel Dias, coordenadora Nacional da Juventude do PPS e assessora do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico; Italo Beethoven, representante do Instituto de Juventude Contemporânea; Luiz filho, coordenador municipal do Instituto Inovar; Jandreson Gomes, secretário municipal da JPT e professor Cristiano, coordenador de esportes da Faculdade Católica Rainha do Sertão.