Lideranças políticas, empresariais, imprensa e formadores de opinião se reuniram na manhã desta terça-feira, 17, no plenário da Câmara Municipal de Quixadá para discutirem as necessidades econômicas no âmbito do desenvolvimento local e regional. O Fórum de Desenvolvimento Econômico de Quixadá – FEQUI, realizado pela Câmara Municipal em parceria com o SEBRAE/CE, foi uma proposição do vereador Higo Carlos e teve o formato de Audiência Pública. Participaram diversas entidades e representações de setores responsáveis pelo desenvolvimento da Terra dos Monólitos.
O presidente da Câmara, vereador Duda, abriu a Audiência Pública desejando boas vindas aos presentes e em seguida convidou o vereador Higo Carlos que prosseguiu com a condução das falas dos convidados e da plenária. Dentre os presentes a mesa estavam o representante da Prefeitura Municipal, secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Barbosa; presidente da Federação das Associações e secretário municipal de Agricultura, Francisco Antonio; presidente da Rede AMEQ, vereador Laércio Oliveira; e os representantes do SEBRAE/CE, articulador da unidade de políticas públicas Elgma Araújo e articuladora do Escritório Regional do Sertão Central, Wilma Almeida.
Em sua fala, o vereador Higo Carlos explicou que após assumir a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, iniciou uma busca por parceiros que pudessem discutir e encontrar a estratégia que são necessárias para fortalecer o debate que desenvolva Quixadá economicamente, a partir dos pequenos e médios empreendedores. “Queremos somar as forças, trocar idéias e experiências, para assim em parceria com o SEBRAE, oferecer mais oportunidades de negócios no município de Quixadá”, disse Higo Carlos.
A articuladora do SEBRAE, Wilma Almeida, se dispôs enquanto instituição, a contribuir junto com as demais empresas e parceiros, a desenvolver um trabalho em prol do desenvolvimento econômico da região, em especial a cidade de Quixadá, nas potencialidades econômicas, turismo, associativismo, artesanato, entre outros seguimentos. Um dado importante destacado pela Wilma é que atualmente o município conta com cerca de quatro mil e quinhentas empresas que saíram da informalidade.
Já o articulador da unidade de políticas públicas do SEBRAE, Elgma Araújo, falou que é importante que haja uma definição das estratégias de desenvolvimento que o município vai adotar no sentido de promover o desenvolvimento econômico, gerar ocupação e renda. Ele acredita que juntando todos os esforços o fórum terá condições de definir as prioridades e se constituir em um espaço permanente de discussão, de modo que possa se garantir um conjunto de idéias e alternativas que contribuirão com a promoção do desenvolvimento local.
Para o presidente da Associação dos Mercadinhos de Quixadá (Rede AMEQ), vereador Laércio Oliveira, é preciso incentivar que o pequeno empreendedor saia da informalidade, pois somente assim ele poderá buscar novas alternativas de crescimento, incluindo financiamentos e consultorias.
Estiveram presentes no evento os vereadores Luiz do Hospital, Cesar Augusto, Audênio Moraes, Ivana Magalhães e Louro da Juatama. Assim como representantes da Associação dos Artesãos de Quixadá; Comunidade Novos Horizontes; Instituto Agropólos; Associação Maria Mãe da Vida; representação do Curso de Gestão Comercial da Faculdade CISNE; Associação Comercial de Quixadá; Associação da Comunidade de Vertentes; ArtCores laboratório e estúdio fotográfico; e Associação de Imprensa do Sertão Central na pessoa do presidente Wanderley Barbosa.
Encaminhamentos:
Com a intenção de ampliar as discussões e pôr as idéias em prática, uma comissão foi criada com todas as entidades e autoridades presentes. No próximo dia 7 de abril haverá um segundo encontro na sede da Federação das Associações de Quixadá com a representação de todas as Associações Comunitárias. Em seguida, no dia 9 de abril, uma terceira reunião deverá ocorrer no escritório do SEBRAE, onde serão deliberadas as estratégias de atuação do FEQUI.