Topo
Câmara Municipal de Quixadá-CE - Poder Legislativo

O QUE VOCÊ PROCURA?

Posts

Fórum assegura espaço de debates e defesa de projetos para Quixadá



O Plenário da Câmara Municipal de Quixadá foi palco de importantes discussões na noite desta segunda-feira, 03/08, com a realização da II reunião do Fórum Permanente de Debates em Defesa dos Projetos Estruturantes.

Presidido pelo vereador Higo Carlos, o encontro contou com as presenças de representações políticas, comunitárias, sindicais e institucionais da Terra dos Monólitos.

Dentre os temas abordados estavam à implantação dos serviços de cardiologia e oncologia no Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José – Aeroporto Regional – Galpão CONAB – Corpo de Bombeiros, e outros.

O debate foi aberto, e o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques que na ocasião representou a deputada Estadual Rachel Marques, iniciou com informes sobre os encaminhamentos relacionados à mobilização política e social de Quixadá em prol da implantação do curso de medicina.

Seguindo a mesma temática, se pronunciaram o vice-prefeito de Quixadá, Cí; vereador Pedro Baquit; coordenadora da 8ª CERES, Dra. Benedita Oliveira; Leanderson Pereira, presidente municipal do PSDB e representante do deputado Federal, Gomes de Matos; líder comunitário Flávio França e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Dr. Max, que também integra a comissão responsável por preparar o município para a visita dos técnicos do Ministério da Educação (MEC). O médico transferiu otimismo, ao afirmar que o município tem avançado no que diz respeito ao cumprimento das metas estabelecidas pelo edital do MEC.

Em relação ao Aeroporto Regional, Ilário Marques, explicou que ampliação em cinco aeroportos, incluindo o de Quixadá está assegurada e a execução da obra. Um dos impasses apontados para o não início das obras está na desapropriação do terreno para expansão da pista, que deverá ter em torno de 1.200 metros.

Com base nas informações do ex-prefeito Ilário Marques, a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros para Quixadá, tem o custo em cerca de Um Milhão de Reais. Para ele é necessário uma decisão do Governo do Estado, porém a busca de recursos pode facilitar a decisão. Ilário garantiu que irá articular recursos através de emendas parlamentar com o objetivo de destinar a compra da viatura do Corpo de Bombeiro.

Ilário Marques ressaltou que por decisão do Governo Federal, o município de Quixadá receberá em breve um Centro de Armazenagem da CONAB, que contará com investimentos na ordem de aproximadamente 30 milhões de reais, e terá cerca de cinco grandes silos, dois galpões climatizados com capacidade de armazenagem de 50 mil toneladas, que irá duplicar o que a atual estrutura em todo o Ceará permite.

Por fim, o vereador Higo Carlos, encaminhou que será formada uma comissão para elaborar um documento técnico para apresentar ao Governo do Estado, demonstrando nosso interesse para alcançar a vinda da Unidade do Corpo de Bombeiro. A mesma comissão irá programar uma audiência no Instituto do Câncer (ICC), para deliberar sobre a implantação do serviço de oncologia no Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José.

Outro documento será encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que opera a CONAB, com o objetivo de pedir mais detalhamento de informações e agilidade para o início das obras.

Sobre o Hospital do Coração, o vereador Higo Carlos, explicou que tanto o governo do Estado, bem como o governo Federal, diante da alta complexidade, que demanda um custo altíssimo, se tornaria inviável para os Governos.

Conforme explicação do parlamentar, o próprio secretário Estadual da Saúde orientou  priorizar a implantação do serviço de oncologia junto da Maternidade.

Higo Carlos lamentou a ausência do prefeito de Quixadá João Hudson, que impossibilitou ampliar o debate.

Dentre os presentes estavam também o prefeito e vice-prefeito do Choró, Dé e Sidney Cavalcante, respectivamente; ex-secretário Carlos Augusto (Carlinhos); representantes do Sindicato dos Servidores Púbicos Municipais (SIDSEP); vereadores Cesar Augusto, Audênio Moraes e Ivan Construções; Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Antonio e o Sr. Romerito Oliveira, representante do Hospital e Maternidade, Jesus, Maria e José.

Final de página