Topo
Câmara Municipal de Quixadá-CE - Poder Legislativo

O QUE VOCÊ PROCURA?

Posts

Câmara de Quixadá discute segurança pública municipal



A segurança pública no município de Quixadá foi discutida em uma audiência realizada nesta sexta-feira, 14 de junho, a atividade que aconteceu no Plenário da Câmara e foi requerida pela vereadora Ivana Magalhães, contou com as presenças do defensor público de Quixadá, Dr. Júlio Cesar; a coordenadora de políticas para as mulheres da Prefeitura, Dra. Talita Magalhães; Comandante da Polícia Militar de Quixadá, Major Humberto; supervisor do Ronda do Quarteirão, Capitão Vidal e delegado de policia civil de Quixadá, Dr. George Monteiro e foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara, Pedro Baquit.

A vereadora Ivana Magalhães falou da grande relevância e pede o envolvimento da sociedade. “Vivemos um momento em que a violência está nos causando pavor, intranquilidade, medo e insegurança. Infelizmente a nossa cidade está sendo invadida pela violência, e por incrível que pareça nós mulheres estamos sendo alvo fácil, e é baseado em tudo isso que devemos debater e encontrar soluções” esclareceu Ivana.

O Major Humberto, comandante do Programa Ronda do Quarteirão, apontou o tráfico de drogas como sendo o maior problema de Quixadá, onde a maioria dos crimes estão correlacionados.

Já o delegado Dr. George Monteiro falou que a prioridade de sua atuação no município é focada na resolução e diminuição de índices de homicídios, identificação e prisão de traficantes, e posteriormente roubos, que segundo ele é o que mais está afligindo a região. Dr. George apresentou uma estatística dos procedimentos realizados nos últimos cinco meses, dentre flagrantes, inquéritos por portaria, boletim de ocorrência, termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e outros.

Em seu pronunciamento o defensor público, Dr. Júlio Cesar, chamou atenção para outro antigo problema de Quixadá, que é a superlotação da Cadeia Pública local. “Existem aproximadamente 100 pessoas no regime semiaberto e aberto, e aproximadamente 160 pessoas presas naquela cadeia”, disse Dr. Júlio ao comparar a situação como uma bomba que mais cedo ou mais tarde deverá explodir.

Os vereadores presentes à sessão contribuíram com a audiência. Várias sugestões foram feitas no sentido de diminuir a violência na cidade de Quixadá.

Em relação à cadeia pública municipal o vereador Higo Carlos disse que a situação é preocupante, hoje os presos estão cumprindo suas penas em condição sub-humanas, sem falar da insegurança, uma vez que a mesma fica localizada no centro da cidade e vizinho a uma escola pública.

O presidente da casa vereador Pedro Baquit participou e demostrou sua preocupação em relação violência que a cada dia alcança índices alarmantes em nosso município, colocou câmara municipal a disposição para uma maior discussão.

Ainda bastante elogiada por seu trabalho como parlamentar Ivana Magalhães solicitou através de requerimento a  construção de uma casa de reabilitação para menores infratores e usuários de drogas em Quixadá, um equipamento que ofereça condições  apropriadas e qualificados para lidar com esses jovens. ” A droga está invadindo nosso município de uma maneira devastadora, tendo como principal alvo nossos jovens e adolescentes” disse a vereadora.

Final de página