Audiência lança projeto que consiste na distribuição dos limites territoriais do sertão central

A assembleia legislativa do Ceará em convênio com o IBGE, IPECE e com o apoio da câmara municipal de Quixadá realizaram nesta sexta dia 15 audiência pública que tratou do lançamento do projeto (Atlas de Limites Intermunicipais Georreferenciados do Ceará).

Prefeitos e representantes dos municípios do sertão central, os deputados Neto Nunes (PMDB), Osmar Baquit (PSD) e Raquel Marques (PT), o prefeito de Quixadá João Hudson estiveram presentes.

Em nome de todos os vereadores o presidente da câmara de Quixadá vereador Pedro Baquit, deu boas vindas aos convidados e abriu oficialmente o evento falando da importância do projeto para os municípios cearenses.

O coordenador do projeto dep. Neto Nunes falou que existem na atualidade inúmeros conflitos relacionados à distribuição dos limites territoriais nos municípios cearenses, com base nestas informações, a comissão que coordena o projeto realiza em cada região audiências públicas para que os representantes municipais possam apresentar seus questionamentos.

Nesta etapa serão contemplados os 21 municípios que compõem a macrorregião do sertão central, são eles: Caridade, Paramuti, General Sampaio, Canindé, Itatira, Choro, Madalena, Boa Viagem, Santa Quitéria, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã, Irapuam Pinheiro, Piquet Carneiro, Solonópole, Banabuiu, Quixeramobim, Quixadá, Ibicuitinga e Ibaretama.

O deputado Osmar Baquit (PSD) em sua participação atentou para irregularidades que alguns municípios realizam ao informar dados incorretos aos censos e que conforme lei somente os institutos poderiam ter acesso e realizar, citou a cidade de Catarina que no momento está sendo fiscalizada e acompanhada pelo IBGE.

Fugindo do protocolo o deputado falou ainda dos problemas relacionados à insegurança que vive Quixadá. Disse está acompanhando de perto as investigações para que o mais breve seja responsabilizado os culpados que tentaram contra emissoras de rádio e a imprensa local “agente não cala a boca das pessoas com violência e sim com a verdade” finalizou o deputado.

A deputada Raquel Raquel Marques cumprimentou os participantes e disse que esse trabalho é fundamental para a cidadania dos municípios, na atualidade são vários os problemas que atingem diretamente a população e a assembleia do Ceará juntamente com seus parceiros estão de parabéns.

Saindo também do tema central a deputada fez a entrega da placa alusiva ao dia internacional da mulher a vereadora Rosa Buriti (PT), um reconhecimento pelo seu trabalho como parlamentar e gestora municipal.

Em seguida todos os presentes se manifestaram apresentando documentos para uma posterior analise da comissão.

Vereador Audênio Moraes (PPL) representando a câmara de Quixadá encerrou o evento dizendo da felicidade em poder estar recebendo os lideres políticos da região. Audênio pediu a comissão para que sejam analisados os casos quixadaenses, apontou o assentamento de Iracema que conflita com Banabuiu, “esses trabalhos devem ser realizados com base em critérios técnicos conforme a lei, assim seria a melhor forma para resolução dos problemas” finalizando seu pronunciamento.