Audiência discute criação do distrito industrial na terra dos monolitos

A industrialização do sertão central com a criação do Polo Industrial no município de Quixadá foi à temática debatida na manhã desta quinta 25 no auditório Antonino Fontenelly da Câmara Municipal de Quixadá. Várias autoridades dos mais diferentes segmentos sociais confirmaram suas participações e somaram suas idéias e sugestões ao assunto que para todos será de grande relevância para o desenvolvimento econômico do município.

Em entrevista a assessoria de comunicação da casa através da TV Câmara um dos autores do requerimento, vereador Laércio Oliveira (PPS) falou da economia local e dos benefícios que a industrialização da região trará, pois além de aquecer a geração de emprego e renda, a cidade dos monólitos passará a vivenciar novas perspectivas de crescimento.

Já o vereador José Evaristo (PPS) que também assinou a autoria do requerimento agradeceu a presença dos participantes e destacou a empregabilidade que irá da um salto gigantesco na economia local, o vereador se colocou a disposição no sentido de colaborar com o projeto.

A Sra. Tereza, ouvidora do município e representante da secretaria dos projetos apresentou um cronograma bem detalhado de todas as potencialidades que a cidade dispõe, os requesitos apresentados somam um conjunto de fatores que contribuirão para a implantação do polo industrial.

O secretário da mesa e vereador Audênio Moraes (PPL), falou que seria um acontecimento extraordinário para Quixadá a chegada de um distrito industrial, parabenizou os vereadores autores do requerimento e acrescentou ainda que é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher o modelo industrial para a região, vários questionamentos foram feitos nesse sentido, o vereador acha que os debates devem ter a participação das universidades locais.

Participação dos convidados:

A representante do SEBRAE Vilma Almeida disse que a instituição está à inteira disposição para atuar na  capacitação das empresas e indústrias aqui instaladas, o prefeito João e o vice Cí já tiveram o primeiro contato com o SEBRAE que de imediato disponibilizou todos os seus produtos e soluções a serviço do município.

O professor Messias diretor da Faculdade Católica de Quixadá elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, está à disposição para colaborar com esse projeto tão importante para Quixadá e o sertão central.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará esteve representada pelo Sr. Rodrigo Pereira, ele pontuou alguns questionamentos e disse que o governo estadual deverá realizar investimentos de grande porte no sertão principalmente em relação à indústria e ao turismo.

Ao responder a colocação da vereadora Rosa Buriti (PT), que falou da concorrência entre as cidades de Quixadá e Quixeramobim, Rodrigo Pereira disse que na visão do estado não existe essa condição, os dois municípios tem seu espaço e sua importância. Mas deixou bem claro que Quixadá tem que se organizar, uma parceria empresarial e política deve ser constituída para que o tão sonhado polo industrial possa se tornar uma realidade.

A FIEC Federação das Indústrias do Estado do Ceará esteve representada pelo Sr. Marcos Tavares, ele parabenizou o nível intelectual dos nossos parlamentares e falou dos indicadores econômicos e dos índices que apontarão os modelos industriais adequados para a implantação no sertão central.

As tendências e as inovações que o mercado está oferecendo no momento são importantes serem observadas, a tecnologia industrial hoje passa por um processo de transformação, não podemos correr o risco de construir indústrias com um futuro incerto.

O Prefeito João Hudsom esteve presente e mais uma vez reafirmou seu compromisso com Quixadá, disse está empenhado na condição de prefeito e o que for necessário para o desenvolvimento da  cidade, o que estiver ao seu alcance ele irá fazer.

Os vereadores fizeram seus pronunciamentos e seus questionamentos foram prontamente atendidos, ainda presente o Sr. Wilmar Lima, gerente da agência da Caixa Econômica de Quixadá; Raquel Dias, SEDE; Francisca Queiroz Correia do IFCE entre outros.

Clistenes Silveira