O secretário de agricultura de Quixadá professor Damasceno participou nesta quinta 11 de uma proveitosa audiência na câmara do município a convite dos vereadores, a solicitação foi feita para que o gestor da atual administração demonstrasse um relatório dos cem dias de sua participação à frente da secretaria.
O presidente da Câmara vereador Pedro Baquit recebeu o convidado e abriu oficialmente a audiência.
Inicialmente o professor Damasceno falou das dificuldades que os municípios do ceará e do nordeste enfrentam com a seca que assola o sertão e os agricultores, a prefeitura municipal e a secretaria de agricultura estão caminhando e desenvolvendo várias frentes para que essa problemática possa ser amenizada.
Damasceno falou que desde quando assumiu a secretaria uma de suas principais preocupações vêm sendo a questão da aquisição do milho do governo federal e a sua distribuição junto aos pequenos agricultores que até então não tinham uma representação da CONAB no município, já que esses agricultores sofriam muito tendo que se deslocar até a cidade de Senador para conseguirem algumas sacas.
Com muito empenho e dedicação a equipe conseguiu montar um escritório para atender os pequenos agricultores.
Ele ainda demonstrou as diversas ações que a secretaria está promovendo no momento, uma delas é a disponibilização de maquinas para que o agricultor possa preparar suas terras para o plantio. Outra parceria de grande relevância são os implementos adquiridos através de licitações e disponibilizados para a agricultura, são maquinas que estão trabalhando para resolver as questões dos assoreamentos e barreiras dos açudes bem como as melhorias das estradas de acesso.
Os vereadores abriram o debate e fizeram seus questionamentos.
O vereador Capitão (PT) contribuiu dizendo que conhece a fundo a secretaria e que os recursos orçamentários são mínimos tornando assim muito difícil administrar os problemas da pasta.
Já o vereador Higo Carlos (PT) reconhece o empenho do secretário e da administração, “não tenho dúvidas que essa é uma das maiores secas dos últimos 50 anos, o problema é que tenho recebido muitas reclamações dos agricultores, as ações emergenciais devem ser intensificadas” disse o vereador.
Higo Carlos fez ainda alguns questionamentos em relação aos critérios adotados na questão da administração das maquinas e subsídios aos pequenos agricultores, sugeriu a criação de uma comissão com a participação do sindicato e da casa legislativa.
O ex-secretário e atual vereador Audênio Moraes (PPL) falou que a Câmara Municipal de Quixadá na sua história recente vem contribuindo bastante na formação de gestores públicos “vários secretários das gestões de Quixadá saíram aqui da Câmara.” Com conhecimento de causa o vereador disse ainda que a burocracia encontrada pelos secretários nos gabinetes dos governos estaduais e federais prejudicam e atrasam as ações quase sempre emergenciais e quase nunca tem um retorno favorável.
Representantes de sindicatos rurais e patronais estiveram presentes, o secretário Damasceno finalizou sua participação, respondendo os questionamentos e dizendo que ainda espera que a chuva possa amenizar o sofrimento do homem do campo.