08 de Março, um dia onde as conquistas deveriam ser lembradas verdadeiramente

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

A escritora Raquel de Queiroz representa nessa postagem todas as conterrâneas quixadaenses que ao longo de nossa historia lutam por novas conquistas dias melhores.

O presidente da Câmara vereador Pedro Baquit em nome dos demais vereadores (as) convida a todos a estarem presentes na audiência que receberá o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Quixadá, SINDSEP, INSS, Defensoria Pública, Prefeitura Municipal de Quixadá entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Quixadá